O que é vidro SmartGlass?

SmartGlass é um vidro dinâmico com tecnologia SPD, que pode ser escurecido instantaneamente, precisamente e uniformemente, ao receber um determinado impulso elétrico.

O que é tecnologia SPD?

SPD* (Suspended Particle Device) é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa Research Frontiers Inc. (NASDAC- REFR), que  permite controlar a quantidade de luz, brilho e calor, passando por vidro ou produtos plásticos, tais como janelas, clarabóias, portas, telhados, visores e mais.
* A MDV é licenciada pela empresa Research Frontiers Inc., para desenvolver e produzir vidros com tecnologia SPD-Smart no mercado brasileiro.

Como funciona o  SmartGlass?

ARTE_VIDRO B
O SmartGlass é feito com um filme de SPD.  Quando a alimentação elétrica é ligada, as moléculas das partículas dispersas no filme se alinham, a luz atravessa e o painel de SmartGlass fica transparente.
Quando a alimentação elétrica é desligada, as moléculas das partículas dispersas ficam aleatoriamente orientadas e  bloqueiam a passagem da luz.  O painel de SmartGlass torna-se então escuro, bloqueando até 99,4% da luz.  A energia pode ser aumentada e diminuída, de forma a fazer com que o vidro se dimerize, isto é, clareia e escurece, conforme o grau de transparência desejado.

Que produtos podem ser produzidos com o SmartGlass?

Vidros arquitetônicos, como janelas, portas, divisórias, claraboias, teto.
Janelas de aeronaves, barcos e trens
Teto solar de veículos
Portas e visores de refrigeradores, vitrines, etc.

O que faz do SmartGlass um produto único no mercado?

O SmartGlass é o vidro que promove a mais rápida transição de transparência, disponível atualmente. Você pode alterar a transparência do SmartGlass em menos de  três segundos, entre totalmente transparente e totalmente escuro. O SmartGlass pode bloquear mais luz do que outro vidro inteligente arquitetônico – mais de 99,5%.  O SmartGlass também oferece mais controle do que qualquer outro vidro inteligente arquitetônico. Com um simples interruptor ou automaticamente, usando sensores ou dispositivos de temporização, pode-se desfrutar de um número infinito de níveis de sombreamento – instantaneamente. O bloqueio permanente de 99% da luz UV prejudicial, ajuda a proteger o mobiliário interior e obras de arte. A combinação destes recursos oferece um controle superior sobre a entrada de luz, brilho e calor.

Quais os benefícios do SmartGlass para o usuário final?

Controle quase instantâneo da luminosidade, reflexo solar e calor
Design “clean” , com conforto e privacidade
Economia de energia elétrica
Melhor relação custo-benefício do que qualquer outra tecnologia de controle de luz
Redução de custos com manutenção
Infinitas regulagens do controle de luz, sem perda da vista externa
Bloqueio de 99.4% da luz, quando desejar privacidade ou escurecimento do ambiente
Proteção o ambiente de raios UV, mesmo no modo transparente

Qual o consumo de energia do SmartGlass?

O SmartGlass é extremamente eficiente em termos energéticos.    Na tensão máxima, o SmartGlass consome, no máximo, cerca de 0,65 watts/m2.  Não há nenhum consumo quando o SmartGlass está em seu estado escuro.   Ao operar em níveis de transmissão luminosa, entre os modos claros e escuros, o consumo de energia é proporcionalmente menor.

Que tipo de energia é necessário para controle do SmartGlass, e qual a corrente de operação?

Vidros SmartGlass são controlados usando tensão AC. Como alternativa, alimentação de DC pode ser usada para com inversor convencional (CHECK) integrado apenas antes do vidro. A corrente  é nominal e de apenas 17 mAmps /m2, quando totalmente alimentado.

Qual a cor do vidro SmartGlass?

Na posição “OFF” (desligado), o vidro tem a cor azul, bem escuro e na posição “ON” (ligado), o vidro é transparente, com tom cinza.

O que acontece quando acaba a energia elétrica?

O vidro fica no modo escuro

O que acontece quando a energia elétrica é restabelecida?

O vidro retorna ao modo transparente

Até quanto o SmartGlass consegue escurecer ?

O SmartGlass é capaz de bloquear a passagem da luz em até 99.4% .

Preciso fazer manutenção no painel SmartGlass?

Não é necessário. Basta tomar os cuidados necessários na limpeza dos painéis.

Quais as principais diferenças entre o SmartGlass (SPD-Smart), o vidro eletrocrômico (IGU) e o vidro de privacidade polarizado ( PDLC  privacy glass)?

 

COMPARANDO TIPOS DE VIDROS INTELIGENTES

table

O SmartGlass descolore com a exposição ao sol?

Não.  O SmartGlass contém uma película interna que bloqueia mais de 99.9% dos rais UV.  Isso evita que as janelas, divisórias e outros produtos feitos com SmartGlass descolorem. Por isso, o SmartGlass protege móveis e tecidos da ação do sol.

Posso ajustar o grau de claridade/ transparência de um painel de SmartGlass?

Sim. Usando um “dimmer”, a tonalidade da janela SmartGlass pode ser precisamente e infinitamente ajustada a qualquer nível.  Isto é feito instantaneamente, ao contrário de outros tipos de vidros inteligentes (“eletrocrômico” ou “electrocromático”), onde o usuário só pode optar por níveis pré-estabelecidos.